Virada de ano. Época boa para dar aquela arrumação nas gavetas. Se livrar da papelada que a gente junta durante o ano... Mas você sabe o que deve jogar fora e o que guardar?
Fim de mês e aquela chuva de contas. Faturas, boletos... Chegaram durante o ano e a Suely guardou tudo, mas agora que viramos a última folha do calendário, o que fazer com esse monte de papelada? “Não sei o que fazer. Não sei o que jogar fora e o que guardar. Na dúvida, guardo tudo”, diz Suely Bitencourt, dona de casa.
É bom guardar mesmo, assim orienta o Procon. “Alguns documentos é preciso guardar, até para se garantir lá na frente de uma cobrança indevida e fazer prova de que efetivamente pagou pelo serviço”, explica Elba Luchi, assistente jurídica do Procon/ES.
Guardar por quanto tempo? Depende da conta.
- Telefone, água, luz, mensalidade escolar: cinco anos;
- Boletos de cartão de crédito e planos de saúde: pelo menos um ano;
- Condomínio e aluguel: é bom guardar por todo período em que estiver no imóvel;
- Compra de imóvel: até sair a escritura;
- Nota fiscal de um produto: pode ser útil até quando durar a mercadoria, independente do prazo da garantia.
“A gente está tratando de uma garantia legal, que o Código de Defesa do Consumidor traz para vícios chamados de ocultos, que o consumidor só descobre lá na frente”, esclarece Elba.
Não basta só guardar as contas em casa. Também é preciso encontrá-las quando for necessário. Agora parece fácil, mas já pensou em fazer isso daqui alguns anos? Quem guarda conta no canto do armário ou no fundo da gaveta pode ter dificuldades.
Lucy Mizael trabalha numa empresa de organização doméstica. As contas que ainda não foram pagas ela sugerem que sejam guardadas sempre no mesmo lugar e de preferência em um ponto visível da casa. “Se você precisar, de última hora, você sabe que está ali. Todas as pessoas da casa vão saber que ali tem uma conta para pagar”.
Depois de quitadas, as contas vão para uma pasta sanfonada, dividida pelos meses do ano. Outra sugestão são envelopes que podem ser encadernados. No fim do ano, retire os papéis e coloque em outra pasta, também organizada.
“Coloque conta de luz – todas as contas de luz que forem pagas naquele ano, ficam ali”.
Para facilitar toda a arrumação, uma dica importante é não deixar para depois.
A partir de maio do ano que vem, você pode diminuir um pouco o volume de papel guardado. Segundo a lei 12007, as fornecedoras de alguns serviços vão ter que enviar uma declaração informando o pagamento das contas nos últimos doze meses e essa declaração substitui os boletos mensais.
Muito interessante a matéria.
ResponderExcluirEu todo ano deixo para fazer a arrumação das contas em janeiro e acho excelente, pois já começo o ano com os papéis organizados e se no decorrer do ano eu necessitar de algum deles é fácil o acesso.